Skip to content

Pré-treino: confira como tomar e quais são os efeitos

O que é o suplemento pré-treino?

A suplementação de pré-treino pode impulsionar seus resultados na academia, te auxiliar no ganho muscular e ajudar a conquistar o corpo que você sempre sonhou.

Então, se você está focado em emagrecimento, ganho de massa muscular ou ter um melhor desempenho e performance durante seus exercícios, não pode deixar de entender como o pré-treino funciona.

Para que serve o pré-treino?

Durante os exercícios, a exigência em cima dos músculos aumenta e consequentemente elevamos consideravelmente a demanda de nutrientes e energia.

Assim, investir em produtos para aumentar a disposição , incluindo alimentos e suplementos alimentares de alto valor nutritivo é a melhor maneira de garantir a reserva de energia que os músculos e o organismo necessitam para realizar atividades físicas intensas, podendo também apostar em suplementos à base de cafeína, taurina e outros componentes de efeito rápido que garantem absorção fugaz e maior energia, garantindo um ânimo maior para a execução da sua atividade física.

Quais são os principais nutrientes que você deve consumir no pré-treino?

A elaboração de ingestão antes do treino deve incluir alimentos e suplementos alimentares, principalmente se você tem dificuldades para ingerir a quantidade de nutrientes de que precisa.

Além disso, o recomendado é que tanto a alimentação, quanto a suplementação, focados no treino devem ser ingeridos num período de pelo menos 30 a 60 minutos antes da primeira sessão de exercícios. É importante ter em mente, que cada nutriente tem um tempo de absorção diferente. Dessa forma, evite se alimentar ou suplementar e ir diretamente para academia.

O melhor pré-treino é aquele que combina todos os nutrientes necessários para que você não “trave” na hora de realizar as atividades. Por isso, os nutrientes que você deve consumir antes da academia são:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Gorduras;
  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Aminoácidos;

Porém, a ingestão da sua refeição ou suplementação pré-treino, deve ser levada em consideração associando o tipo e a intensidade da atividade física a ser realizada. Por esse motivo, é ideal buscar ajuda de um profissional especializado, para que haja um melhor direcionamento personalizado.

Quais os benefícios do pré-treino?

A suplementação de pré-treino traz inúmeros benefícios para atletas e praticantes de atividades físicas. Algumas delas são:

  • Aumento da energia: nutrientes como cafeína, taurina e outros estimulantes podem ajudar a aumentar os níveis de energia, proporcionando mais vigor durante o treino;
  • Melhoria do foco e concentração: Alguns suplementos pré-treino incluem componentes que visam melhorar o foco mental, o que pode ser benéfico para aprimorar a conexão mente-músculo durante o exercício;
  • Aumento do fluxo sanguíneo: nutrientes como a arginina e a citrulina podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, proporcionando uma melhor entrega de oxigênio e nutrientes aos músculos;
  • Redução da fadiga: alguns componentes, como a creatina que é um suplemento comumente utilizado em pré-treinos, que visa diminuir a fadiga, permitindo um treino mais longo e intenso [2];
  • Melhoria no desempenho físico: O aumento da energia e a redução da fadiga podem contribuir para um melhor desempenho durante o exercício, seja em termos de levantamento de peso, resistência ou atividades de alta intensidade;
  • Estímulo ao metabolismo: suplementos pré-treino podem ter um impacto no metabolismo, auxiliando na queima de gordura e na manutenção do peso corporal;
  • Recuperação pós-treino: Alguns suplementos pré-treino contêm nutrientes que ajudam na recuperação pós-exercício, reduzindo a dor muscular e promovendo a reparação dos tecidos;

Aproveite para conhecer os benefícios da creatina e descobrir qual delas é a melhor para seus objetivos.

O que não tomar no pré-treino?

Na alimentação pré-treino você deve evitar produtos de difícil absorção, além de gorduras hidrogenadas, frituras, refrigerantes, bebidas gasosas e açúcar refinado.

Por outro lado, existem ainda atletas que têm necessidades específicas. Por exemplo, se você tem intolerância à lactose, deve evitar alimentos e suplementos que levem essa substância. Uma saída é a suplementação com proteína vegana, feita à base de ervilha e arroz.

Existem ainda atletas que têm o desempenho reduzido com o consumo de alguns alimentos antes das atividades. Assim, para esses casos, o consumo de suplementação pré-treino pode ser uma ótima solução.

Como saber qual é o suplemento ideal para meu pré-treino?

Para saber qual é o melhor suplemento para o seu pré-treino, é fundamental consultar um nutricionista da sua confiança, para que possa construir um planejamento alimentar assertivo e focado nos melhores resultados e identificar suas necessidades.

Lembrando que cuidar da sua saúde deve ser a prioridade. Por isso, não pule a etapa da conversa com os especialistas, ok? Não só a suplementação pré-treino, mas saber o que consumir no pós-treino vai ajudar o corpo na recuperação muscular, na reposição de energia, deixando você preparado para a próxima sessão.

Nutricionista

Vanessa Gomides

CRN: 23102970
Olá! Sou Vanessa Gomides, uma nutricionista apaixonada pelo universo da alimentação e saúde. Com 29 anos de idade, estou em constante aprimoramento profissional como pós-graduanda em nutrição esportiva. Minha paixão pela nutrição clínica guia minha prática diária, buscando sempre oferecer o melhor cuidado e orientação aos meus pacientes.